sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fiat colhe resultados do pioneirismo em marketing digital

Oito anos depois de ter sido a pioneira em utilizar a internet como canal de vendas de automóveis, a Fiat considera que sua expertise na área a credencia para estar um passo à frente no que diz respeito à compreensão das necessidades de seus clientes.

João Ciaco, diretor de marketing da montadora, é o profissional que têm liderado esta estratégia desde o começo. O executivo festeja os resultados obtidos até agora, e diz, nesta entrevista à JumpExec, quais são os próximos passos para a consolidação destas estratégias.

O executivo tem sua trajetória na montadora totalmente ligada ao desenvolvimento das estratégias digitais. "A primeira experiência da Fiat na utilização da internet como canal de vendas foi em 1999, no lançamento do Fiat Bravo. É bom lembrar que esta também foi a primeira experiência no mercado brasileiro, com uma repercussão bastante positiva. No ano seguinte, eu ingressei na montadora para consolidar essas estratégias digitais e a partir daí vimos a evolução do meio de forma bastante positiva", afirma.

Segundo o executivo, 70% dos consumidores da Fiat procuram primeiro os sites institucionais dos automóveis para conhecerem os modelos e tomarem a decisão de compra. "A experiência positiva para o consumidor é o fator que considero o fundamental para este sucesso. Afinal, nós oferecemos ao consumidor a possibilidade de escolher seu carro sem precisar se deslocar para uma concessionária. Ele pode resolver as questões financeiras relativas à compra em sua própria casa, com calma para fazer seu planejamento e tudo o mais. Temos certeza de que estas facilidades são as responsáveis pelo sucesso de nossas iniciativas", diz.

Para o executivo, o papel das concessionárias mudou um pouco no novo cenário. Agora, as lojas têm como principal função oferecer a experiência sensorial da compra, como test-drives, por exemplo. "Afinal, é na concessionária que a experiência de sentir o carro, que é tão cara ao consumidor brasileiro, acontece. O uso da internet elimina as conversas técnicas com o vendedor da concessionária, e dá espaço para que o consumidor tenha a experiência que deseja na concessionária. Isto é comprovado pelo aumento do número de test-drives", observa.

E o pioneirismo da Fiat também se estende à abordagem que a montadora faz para suas campanhas e peças institucionais na internet. "Temos uma longa parceria com a AgenciaClick, e certamente esta associação têm realizado campanhas bastante marcantes e de resultados criativos e comerciais muito bons", destaca. A montadora já lançou campanhas que envolviam jogos, integração com telefones celulares e até mesmo com a mídia cinema, o que, para João Ciaco, é uma prova de que a inovação que o consumidor procura está sendo sempre levada em consideração pela montadora na hora de produzir suas peças promocionais.

Esta característica fica ainda mais evidente quando se analisa o perfil do consumidor da montadora: "A Fiat é a montadora que tem o público mais jovem entre as quatro principais aqui no Brasil, o que comprova que nosso consumidor padrão tem uma afinidade maior com os canais digitais. Acredito que esta identificação tenha origem na postura em que adotamos, e, claro, precisamos cuidar para que continuemos a preencher estas expectativas", observa Ciaco.

Ciaco diz que esta inovação, tão presente nas formas de divulgação e de vendas, também deve estar nos produtos oferecidos pela montadora. "Estamos investindo fortemente na mobilidade, com automóveis preparados para oferecer uma experiência de comunicação forte para nossos consumidores. Este é um mundo dinâmico, onde precisamos nos certificar de que as novidades cheguem o mais rápido possível para o público. Prestamos muita atenção no que dizem de nossas marcas em blogs, redes sociais e outras formas de comunicação colaborativa. Este tipo de experiência com o consumidor, além de imprescindível, é muito rica em termos de feedback".

Ciaco revela que até mesmo seu blog pessoal é uma prova do poder da comunicação colaborativa: "Meu blog não é relacionado às minhas atividades na Fiat, mas mesmo nele consigo trocar idéias e experiências com quem os freqüenta. Isto é muito interessante, e corrobora nossa aposta na internet como meio de comunicação por excelência", encerra

By: jumexec

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