quarta-feira, 18 de julho de 2007

Isso é marketing.

Alguns setores, como operadoras de telefonia, companhias aéreas e bancos, parecem ter se especializado em tratar mal seus clientes, seguros de que a generalizaçao do mau atendimento desestimula a infidelidade. Ou seja, como todos os serviços sao ruins, os consumidores ficam mesmo onde já estao. Mas, felizmente, sempre há exceçoes. Um dos bancos que dá um show de marketing e um belíssimo exemplo de cuidado com as pessoas de quem depende para sobreviver é o americano Umpqua Bank.

Enquanto a maioria dos bancos tenta expulsar clientes das agências para aumentar a lucratividade, o Umpqua segue na direçao contrária. Nas suas unidades é possível tomar um café com a marca do próprio banco, navegar na web e receber aulas de yoga - tudo de graça. Os correntistas recebem os comprovantes de suas operaçoes numa bandejinha de prata, junto com um chocolate. Os funcionários sao treinados pelo mesmo pessoal que orienta os empregados do Ritz-Carlton Hotel. Precisa dizer mais?

Precisa sim. Olha só a última campanha de marketing do Umpqua, para incentivar negócios com pequenas e médias empresas. Eles distribuíram 2 mil kits para crianças de até 13 anos montarem suas próprias bancas de venda de limonadas. Além de uma mesinha de plástico, uma tabuleta para meninos e meninas escreverem seu próprio nome, copos, guardanapos e um manual sobre como comandar o negócio, o banco ainda oferece U$ 10 de capital inicial. Isso tudo para demonstrar o compromisso da marca com pequenos e médios empresários, desde o berço - literalmente.

Essa semana, o New York Times publicou uma matéria sobre essa iniciativa original do Umpqua. Os pais de um garoto de 7 anos chamado Bryce foram entrevistados - em alguns dias o menino faturou U$ 48 dólares. Fez questao de devolver ao banco o ‘empréstimo’ de US$ 10 (o que nao era exigido pelo Umpqua) e dividiu o lucro com uma instituiçao de caridade da sua cidade. Certamente, se mantiver essa postura, será um empresário honesto e consciente, quando crescer. E adivinha qual banco vai escolher?

By: Blue Bus

Nenhum comentário: