Hoje pela manhã vi um texto no uol com dicas para apresentações em powerpoint. Na matéria tinha dois textos um dizendo o que fazer e outro o que não fazer, entre os dois, achei mais interessante evidenciar as gafes que por mais simples que pareçam ser, sempre são vista em apresentações, então para ajudar outros que assim como eu fazem uso rotineiro desse programa, segue as dicas.
O que não fazer em apresentações de PowerPoint
Colocar fontes diferentes. A escolha das fontes é muito importante tanto para manter a legibilidade, ou seja, garantir que o público conseguirá ler o que você escreveu, quanto para não causar problemas de incompatibilidade em outros computadores. Por isso, prefira as fontes básicas como Arial, Verdana e Times New Roman.
Inserir muito texto. A apresentação é para servir de apoio e não para dar todas as informações. Então, não leia o que está escrito e não coloque textos muito longos, prefira o uso de marcadores e tópico.
Colocar muitos efeitos, transições e imagens. A apresentação deve servir de apoio às observações orais, que devem ser mais atraentes. Os slides não podem roubar a atenção nem cansar o público com transições intermináveis, efeitos onde cada palavra surge por vez e assim por diante.
Uso excessivo de cores. Deve-se evitar cores com pouco contraste ou muito chamativas no fundo. Também não é aconselhável usar muitas cores em uma só apresentação, o ideal é usar uma combinação de três ou quatro cores em todo os slides (para texto e fundo).
Não revisar a apresentação. Você deve certificar-se que a apresentação está concluída e que não apresenta erros de português e de informação.
O que fazer e evitar em apresentações do PowerPoint.
Uma dica que pode ajudar é a regra dos 10/20/30, cunhada pelo especialista Guy Kawasaki: uma apresentação não deve ter mais de 10 slides, apresentados em até 20 minutos e com fonte sempre maior que 30.
Escrever em tópicos e usar gráficos e imagens para transmitir as informações fazem com que as pessoas prestem mais atenção no que você está dizendo.
By: Uol/tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário