quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vamos discutir a relação?

Se no ambito pessoal não é nada fácil discutir uma relação, no ambiente corporativo esse assunto também gera polemica e muitos fogem dessa reflexão. Vamos começar na relação cliente x fornecedor. Todos devem conhecer o velho ditado que diz, que o cliente tem sempre razão.

E baseado neste fato, vemos que toda empresa se esforça ao maximo em conhecer e atender muitíssimo bem seu cliente e para conquistá-lo fazem quase o impossível, até ai nenhum problema, pois a empresa que faz isso que manter uma relação saudavel e duradoura com seu cliente. Mas ai eu lhe pergunto, e o seu fornecedor? Como é sua relação com ele? É saudável e duradoura?

E porque pergunto isto. Porque há um equivoco muito grande no ditado citado anteriormente, e nem sempre o cliente tem razão. O cliente não tem razão quando esfola o fornecedor nos custos, nos prazos e na falta de planejamento. Uma relação saudável é quando há equilibrio, e não digo apenas nos louros ou lucros mas também nos problemas e dificuldades.

Quantas vezes vemos por ai no dia-a-dia o cliente chorando desconto sem ao menos se importar com os custos envolvidos na prestação do serviço, ou simplesmente muda totalmente o que foi pedido, não dá um milésimo de prazo a mais por isso e ainda quer o mesmo valor.

Não preciso me alongar mais porque muito do que foi dito aqui, pode ser visto facilmente. A questão que ficar é mais um velho ditado que diz: "não faça com os outros o que não gostaria que fizessem contigo".

Toda vez que for contratar um serviço, lembre-se que hora menos hora vc também é fornecedor e não dê o que não gostaria de receber, simples assim.

abs.

Nenhum comentário: