quarta-feira, 12 de março de 2008

Agências de propaganda X agências digitais

Blz rapeize.

Essa semana começou o evento Próxxima que é destinado a apresentação de cases e reflexões sobre o mercado de internet no Brasil e no mundo.

Como estamos Próxximos da pascoa posso dizer que os valores das inscrições deixaram o bacalhau da noruega no chinelo. Mas isso não é desculpa para deixar de acompanhar o que se passa no evento, então vamos lá.

Hoje lendo o Adnews vi um título de um artigo que me chamou a atenção dizendo"O Fim das agências de propaganda?", já no texto surge um trecho interessante perguntando "No que diz respeito às novas mídias, estamos na era do futuro?" e a resposta já vem a seguir "NÃO! Estamos no período do Caos"

E os fatores desse caos mencionado são vários: proibição da mídia exterior em são paulo, audiência da televisão em queda e com os preços dos computadores cada vez mais baratos a classe C chega já forma um número significativo de internautas, fazendo o, o mercado digital está bombar e as agências tradicionais não estão sabendo como reagir a tudo isso.

Para apimentar e bagunçar ainda mais essa reflexão, semana passada estive em evento cujo conceito é bem Próximo do Próxxima, (desculpem o trocadilho, mas foi inevitável), e o André Zimmermann da Media Contacts destacou uma notícia publicada no Blue Bus com fonte do Advertising Age com o seguinte título "Agencias digitais vao assumir estrategia dos clientes em 10 anos". Fora esse título bombástico, ainda tem mais um ingrediente, semana passada ou retrasada foi divulgada a pesquisa intermeio do Meio & Mensangem e para desespero das agências tradicionos os números são os seguintes, enquanto o mercado publicitário cresceu apenas 9% o meio internet 45,7%. Mesmo assim a internet ainda representa apenas 2,8% do total investido em publicidade.

Todos esses fatos só me fazem chegar a seguinte conclusão de que o meio digital tem muitas oportunidades, então para quem trabalha em agência tradicional é bom ficar com as orelhas em pé, para quem trabalha em agência digital especialize-se pois a competição será cada vez maior e depois não vai adiantar chorar.

Fontes: Adnews / Blue Bus / Viu Isso /Ad Age

Abs rapeize.

Nenhum comentário: